Bíblia Católica de Jerusalém: O Sacrifício de Abraão

biblia-catolica-de-jerusalem-o-sacrificio-de-abraao
Gênesis – 22, 1-19

O sacrifício de Abraão (¹) – Depois desses acontecimentos, sucedeu que Deus pôs Abraão à prova e lhe disse: “Abraão!” (²) Ele respondeu: “Eis-me aqui!” Deus disse: “Toma teu filho, teu único, que amas, Issac, e vai à terra de Moriá,(³) e lá o oferecerás em holocausto sobre uma montanha que eu te indicarei.”

  Abraão se levantou cedo, selou seu jumento e tomou consigo dois de seus servos e seu filho Isaac. Ele rachou a lenha do holocausto e se pôs a caminho para o lugar que Deus lhe havia indicado. No terceiro dia, Abraão, levantando os olhos, viu de longe o lugar. Abraão disse a seus servos: “Permanecei aqui com o jumento. Eu e o menino iremos até lá, adoraremos e voltaremos a vós.”

  Abraão tomou a lenha do holocausto  e a colocou sobre seu filho Isaac, tendo ele mesmo tomado nas mãos o fogo e o cutelo, e foram-se os dois juntos. Isaac dirigiu-se a seu pai Abraão e disse: “Meu pai!” Ele respondeu: “Sim, meu filho!” — “Es o fogo e a lenha,” retomou ele, “mas onde está o cordeiro para o holocausto?” Abraão respondeu: “É Deus quem proverá o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E foram-se os dois juntos.

Deixe uma resposta