NASA: Sol fará inversão de campo magnético nos próximos meses (Vídeo)

nasa-sol-fara-inversao-de-campo-magnetico-nos-proximos-meses-video

O Sol deverá concluir dentro de três a quatro meses uma inversão de polaridade, de acordo com um anúncio da Nasa desta quarta-feira. Trata-se de um ciclo de 11 anos, que está quase na metade, e que terá “repercussões em todo o Sistema Solar”, acreditam pesquisadores. A inversão de polaridade, quando norte e sul alteram posições, acontece quando o dínamo magnético interno do Sol se reorganiza.

Phil Scherrer, físico solar, de Stanford, disse no comunicado da Nasa que “os campos magnéticos polares do Sol se debilitam, ficam em zero, e depois emergem novamente com a polaridade oposta. É parte regular do ciclo solar”.


A influência magnética solar tem longo alcance, avançando por bilhões de quilômetros além de Plutão. As sondas Voyager, lançadas em 1977, que agora estão nos limites do Sistema Solar, captam essa influência.

Veja também

No caso da imagem ao lado, houve a fusão de duas fotos, obtidas pelo Observatório de Dinâmica Solar da Nasa, durante uma erupção solar ocorrida no domingo. Os pesquisadores afirmam que esta foi a mais forte registrada este ano. Esta erupção aconteceu no lado da estrela que fica mais distante da Terra.

Vídeo:
 

Download Católico

Deixe uma resposta