A Missa Tridentina é proibida?O sacerdote pode celebrá-la sem problemas?

a-missa-tridentina-e-proibidao-sacerdote-pode-celebra-la-sem-problemas

 A Missa Tridentina é proibida???

 

“O Papa João Paulo II fez duas perguntas, em 1986, a uma comissão de nove cardeais.

Primeira pergunta: “O Papa Paulo VI ou qualquer outra autoridade competente até o presente momento proibiram legalmente a livre celebração da Missa tridentina?”

Veja também

“A resposta dada por oito destes cardeais em 1986 foi que não, a Missa de São Pio V jamais foi supressa. Posso afirmá-lo: eu era um destes cardeais. Um somente foi de parecer contrário. Todos os outros estavam a favor de uma livre permissão: que cada qual possa escolher a antiga Missa.

Houve uma outra pergunta muito interessante:
Será que um bispo pode impedir qualquer sacerdote que seja, desde que em situação regular, de recomeçar a celebrar a Missa tridentina? Os nove cardeais responderam unanimemente que um bispo não podia impedir um sacerdote católico de celebrar a Missa Tridentina. Nós não temos uma proibição oficial e eu penso que o Papa jamais pronunciaria uma proibição oficial.”



…Além disso, em virtude de Nossa Autoridade Apostólica, pelo teor da presente Bula, concedemos e damos o indulto seguinte: que, doravante, para cantar ou rezar a Missa em qualquer Igreja, se possa, sem restrição seguir este Missal com permissão e poder de usá-lo livre e licitamente, sem nenhum escrúpulo de consciência e sem que se possa encorrer em nenhuma pena, sentença e censura, e isto para sempre…(Bula Quo Primum Tempore, do Papa São Pio V)

Que não nos chamem de rebeldes ou de orgulhosos, posto que não somos nós que julgamos, mas é o próprio Papa que, como Sucessor de Pedro, condena o que ele mesmo encoraja em outras ocasiões, é a Roma eterna que condena a Roma temporal. Nós preferimos obedecer à eterna.( Excerto da declaração de Dom Lefebvre)

 
O sacerdote pode celebrá-la sem problemas???
O Bispo de Augsboure, Dom Damertz, expulsou da sua Diocese a Ordem dos Servos de Jesus e de Maria, fundada pelo Pe. Höniscb, igualmente fundador dos Escoteiros da Europa. Motivo: esta Ordem se obstina a celebrar no rito tridentino.

O Padre Louis Demornex é Pároco de Fontanaradina di Sessa Aurunca, na provincia di Caserta, Itália. Ao comunicar ao seu bispo sua decisão( de retomar a Missa Tridentina), recebeu repreensões e sanções. Foi afastado da paróquia. Mais tarde foi reintegrado, mas seu caso ainda está em “julgamento”. (ver mais)

««Caros filhos e filhas, Nós queremos mais uma vez convidá-los a refletirem sobre esta novidade que é o novo rito da missa, o qual será utilizado na celebração do santo sacrifício, a partir do próximo domingo, dia 30 de novembro, primeiro domingo do Advento. Novo rito da missa! É uma mudança que toca uma venerável tradição multisecular (…). Esta mudança se dá sobre o desenvolvimento das cerimônias da missa. Constataremos talvez um certo mal estar porque no altar, as palavras e os gestos não serão mais idênticos àqueles que estávamos de tal forma habituados que quase nem mais prestávamos atenção… Devemos nos preparar para estes múltiplos incômodos que são inerentes a todas as novidades que mudam os nossos hábitos.« Os sacerdotes que celebram em latim, privadamente (……) poderão utilizar até o dia 28 de novembro de 1971, seja o Missal Romano, seja o novo rito. Se usarem o Missal Romano, poderão (……). Se usarem o novo rito, deverão seguir o texto oficial ……» (PAOLO VI, Alocução da audiência geral do dia 26 de novembro de 1969).

Deixe uma resposta