A doutrina da Igreja sobre a existência do demônio

a-doutrina-da-igreja-sobre-a-existencia-do-demonio

Sao_Miguel_ArcanjoOlá querido leitor, Salve Maria, Terror dos demônios, Mãe de Deus (LC 1,43) e Nossa!

O assunto que abordaremos hoje vem inspirado numa discussão que vi num fórum onde alguns católicos – Pelo menos aparentemente – discutiam sobre a existência ou não do demônio.

Com o advento da teologia da libertação (ou melhor definido como Heresia da Prisão), Este debate foi deslocado sistematicamente do âmbito sobrenatural para um âmbito natural, cientificista e até mesmo ideológico.

O esvaziamento substancial da metafísica proposto pelos hereges da Teologia da Libertação frequentemente desviam o foco das ações preternaturais para simples moléstias mentais, impulsos psicossomático, facilmente tratável com terapia, psicanálise e horas e horas de conversa com um psicólogo.

Nomes como Isidoro Froc, exorcista da cidade de Rennes na França, que ostentam títulos mesmo sem nunca fizeram sequer um exorcismo, além de encaminhar muitas pessoas com problemas espirituais para análises que de nada adiantaram, contribuíram substancialmente para a diminuição da racionalidade com relação as realidades metafísicas, tanto das ações angélicas quanto das ações demoníacas.

“Jesus adaptou-se a mentalidade dos homens da época. Por esse motivo, o Evangelho descreve as moléstias mentais de maneira lúdica, aproximando-se da linguagem e da cultura local.” Esta frase típica propagada por homens como Leonardo Boff, Frei Beto, Pe. Julio Lancellotti, Pe. Beto Daniel e muitos outros farsantes e vigaristas, deturpam o fato de o Cristianismo não ser uma compêndio de ideias que geram fatos posteriormente, mas sim fatos que, com o passar do tempo e vitimas de diversos questionamentos, tiveram que ser formatados e sistematizados na forma de dogmas, deixando claro a autenticidade e da mensagem que os geraram.

Assim como todo católico deve no mínimo acreditar que a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo a este mundo foi algo real, que os milagres operados, bem com sua morte ressurreição foram fatos e não simbolismos, como estes embusteiros propõem, também os relatos do Santo Evangelho com relação a ação demoníaca, bem como os muitos relatos dos santos e santas de Deus e os documentos do Magistério e da Tradição Apostólica deve ser para todo fiel católico certeza de fé e esperança de que se estamos em Cristo, devemos permanecer firmes na sua Santa Igreja.

Veja também

Por tanto, partindo da premissa a Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana é depósito fiel da verdade e sustentáculo da fé para os cristãos, vamos ver o que Ela nos diz em seu Catecismo sobre a existência do demônio e suas ações:

§394 A Escritura atesta a influência nefasta daquele que Jesus chama de “o homicida desde o princípio” (Jo 8,44) e que até chegou a tentar desviar Jesus da missão recebida do Pai. “Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo” (1Jo 3,9). A mais grave dessas obras, devido às suas consequências, foi a sedução mentirosa que induziu o homem a desobedecer a Deus.

§395 Contudo, o poder de Satanás não é infinito.Ele não passa de uma criatura, poderosa pelo fato de ser puro espírito, mas sempre criatura: não é capaz de impedir a edificação do Reino de Deus. Embora Satanás atue no mundo por ódio contra Deus e seu Reino em Jesus Cristo, e embora a sua ação cause graves danos – de natureza espiritual e, indiretamente, até de natureza física – para cada homem e para a sociedade, esta ação é permitida pela Divina Providência, que com vigor e doçura dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da atividade diabólica é um grande mistério, mas “nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam” (Rm 8,28).

§398 A Escritura mostra as consequências dramáticas desta primeira desobediência. Adão e Eva perdem de imediato a graça da santidade original. Têm medo deste Deus, do qual fizeram uma falsa imagem, a de um Deus enciumado de suas prerrogativas.

§2851 Neste pedido, o Mal não é uma abstração, mas designa uma pessoa, Satanás, o Maligno, o anjo que se opõe a Deus. O “diabo” (“diabolos”) é aquele que “se atira no meio” do plano de Deus e de sua “obra de salvação” realizada em Cristo.

2852 “Homicida desde o princípio, mentiroso e pai da mentira” (Jo 8,), “Satanás, sedutor de toda a terra habitada” (Ap 12,9), foi por ele que o pecado e a morte entraram no mundo e é por sua derrota definitiva que a criação toda será “liberta da corrupção do pecado e da morte”. “Nós sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca; o Gerado por Deus se preserva e o Maligno não o pode atingir. Nós sabemos que Somos de Deus e que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno” (1 Jo 5,18-19).

O Senhor, que arrancou vosso pecado e perdoou vossas faltas, tem poder para vos proteger e vos guardar contra os ardis do Diabo que Vos combate, a fim de que o inimigo, que costuma engendrar a falta, não vos surpreenda. Quem se entrega a Deus não teme o Demônio. “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8,31).

Peçamos a Deus todo poderoso misericórdia de homens que insistem em afastar da Igreja as doutrinas que a construíram e a sustentam até hoje. Que odiemos com todo nosso coração e forças o mal que esses homens trazem para a Igreja e os fieis, mas lembre-mos de rezar por sua conversão, de maneira a se converterem a verdadeira fé apostólica de 2000 anos e abandonem a heresia modernista tão criticadas por São Pio X na Pascendi, ao ponto de definir-la como “a síntese de todas as heresias”.

Que Deus Abençoe a todos e até o próximo post.

Mais para você:

  • Sexo no além?Sexo no além? Concepções espíritas: SEXO NO ALÉM? Em síntese: O espiritismo admite que, no além, haja desejos sexuais e até mesmo casamentos heterossexuais. Tal concepção é baseada na tese […]
  • Deputada Myrian Rios vitima da ditadura gay emite nota oficialDeputada Myrian Rios vitima da ditadura gay emite nota oficial * Deputada Myrian Rios emite nota oficial.  Faz parte do lobby ideológico; qualquer pessoa que se manifeste publicamente contra o comportamento homossexual é “esquartejada” […]
  • Download Católico (Volume I)Download Católico (Volume I) O Canto Gregoriano é um gênero de música vocal monofônica, monódica (só uma melodia), não acompanhada, ou acompanhada apenas pela repetição da voz principal com o organum, com o ritmo […]
  • Canto Gregoriano (Vídeos)Canto Gregoriano (Vídeos)  O canto gregoriano é um gênero de música vocal monofônica, monódica (só uma melodia), não acompanhada, ou acompanhada apenas pela repetição da voz principal com o organum, com o […]

Deixe seu comentário