A Celebração Eucarística Passo-a-Passo II: Os Ritos Iniciais

a-celebracao-eucaristica-passo-a-passo-ii-os-ritos-iniciais

Olá caro leitor. Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Maria, mãe de Deus (Lc 1,43) estejam com todos vocês.

Dando continuidade a nossa série de artigos que visam esclarecer um pouco mais sobre a Celebração Eucarística, vamos tratar hoje sobre os Ritos Iniciais. Doravante tomaremos como base o documento publicado pelo vaticano chamado Introdução Geral ao Missal Romano, que pode ser adquirido gratuitamente aqui.

Este documento tem por objetivo estabelecer algumas normas gerais referentes às disposições da alma, lugares, ritos e textos a serem utilizados nas diversas celebrações previstas no missal romano.

Veja também

Podemos ver no número 17 deste documento: “É por isso de máxima conveniência dispor a celebração da Missa ou Ceia do Senhor de tal forma que os ministros sagrados e os fiéis, participando cada um conforme sua condição, recebam mais plenamente aqueles frutos que o Cristo Senhor quis prodigalizar, ao instituir o sacrifício eucarístico de seu Corpo e Sangue, confiando-o à usa dileta esposa, a Igreja, como memorial de sua paixão e ressurreição”.

O documento é muito rico e utilizaremos ele em muitos de nossos artigos referentes a normas litúrgicas. Recomendo a leitura deste a todos. Neste artigo, abordaremos o capítulo III, dos itens 46 a 54, que falam especificamente dos Ritos Iniciais da celebração.

Como vimos no artigo anterior, a preparação para irmos ao encontro de Nosso Senhor na Santa Missa começa ainda quando estamos em nossos lares. Preocupações como o horário de saída, vestimenta, Bíblia com as leituras do dia já selecionadas, avisar os amigos que irão nos acompanhar, visita ao sacrário antes do inicio da celebração, o silêncio dentre outros são de vital importância para que possamos preparar nosso espírito e receber celebrarmos assim de maneira piedosa e verdadeira a Paixão de Nosso Senhor.

Página 1

Deixe uma resposta